Basquetebol


O basquetebol ou bola ao cesto é um esporte colectivo inventado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismith, na Associação Cristã de Moços de Springfield (Massachusetts), Estados Unidos. É jogado por duas equipes de 5 jogadores, que têm por objetivo passar a bola por dentro de um cesto colocado nas extremidades da quadra, seja num ginásio ou ao ar livre.


Os aros que formam os cestos são colocados a uma altura de 3 metros e 5 centímetros. Os jogadores podem caminhar no campo desde que driblem (batam a bola contra o chão) a cada passo dado. Também é possível executar um passe, ou seja, atirar a bola em direcção a um companheiro de equipe.

O basquetebol é um desporto olímpico desde os Jogos Olímpicos de Verão de 1936 em Berlim.

O nome vem do inglês basketball, que significa literalmente "bola na cesta". É um dos esportes mais populares do mundo.

Basquete feminino

Basquete masculino
Curiosidades

No dia 05 de Fevereiro de 1974 , um garoto sueco chamado Mats Wermelin, então com apenas 13 anos, entraria para a história do basquete. É que ele marcou incríveis 272 pontos em uma só partida, de um torneio escolar em Estocolmo. Um recorde, reconhecido pelo Guinness Book como "a mais alta pontuação atingida por uma pessoa numa partida de basquete". Já numa partida profissional, o recorde pertence ao turco Erman Kunter, com 153 pontos. Esta marca foi atingida 1988 pela Liga Turca de Basquetebol.

Michael Jordan

Michael Jeffrey Jordan (Nova York, 17 de fevereiro de 1963) é um ex-jogador profissional de basquetebol norte-americano. É considerado pela maioria dos especialistas como o melhor jogador de basquete de todos os tempos e por muitos como um dos mais importantes desportistas masculinos da história.
Jordan estudou na Universidade da Carolina do Norte e tornou-se jogador do Chicago Bulls e estrela da NBA em 1984. Era conhecido por sua incrível capacidade de pontuar, suas participações marcantes nos concursos de enterradas. Essas enterradas, pulando da linha do lance-livre, renderam-lhe os apelidos de Air Jordan e His Airness. Além de tudo, Jordan foi um dos melhores marcadores que o basquete já viu. Venceu seu primeiro título da NBA em 1991, e depois em 1992 e 1993. Antes da temporada 1993-94 iniciar-se, Jordan se aposentou do basquete para jogar Baseball, mas rapidamente voltou às quadras em 1995 e liderou o Chicago Bulls a mais 3 títulos consecutivos: 1996, 1997 e 1998. Em 1999 anunciou outra aposentadoria, mas voltou em 2001, dessa vez para o o Washington Wizards, onde jogou até 2003.
Foi eleito o MVP da temporada regular por cinco vezes, NBA Finals Most Valuable Player Award (MVP das Finais) por seis vezes, 10 vezes All-NBA Team, 9 vezes para o NBA All-Defensive Team. Participou de 14 NBA All-Star Game e foi NBA All-Star Game MVP em 3 oportunidades. Foi cestinha da liga em 10 temporadas, maior ladrão de bolas por 3 vezes e eleito Defensor do Ano em 1988. A sua pontuação máxima num único jogo foi de 69 pontos, contra os Cleveland Cavaliers no dia 28 de Março de 1990. Um dos seus recordes mais marcantes e uma das provas da sua superioridade no basquete, é a sua média de pontos durante toda a carreira: 30,1 pontos em quinze temporadas.

Foi introduzido no Basketball Hall of Fame em 2009. Atualmente, Michael Jordan é dono do Charlotte Bobcats da NBA.


Michael Jordan participou em dois Jogos Olímpicos, ganhando a medalha de ouro em ambos. O primeiro foi em Los Angeles, 1984, derrotando a Espanha na final ainda como universitário, e posteriormente, em 1992 em Barcelona, liderando o Dream Team, provavelmente a melhor equipe de basquetebol da história. A equipe contava com lendas como Magic Johnson e Larry Bird, juntamente com Scottie Pippen, Charles Barkley, Karl Malone, David Robinson, John Stockton, Patrick Ewing, Clyde Drexler. Há rumores de que Jordan teve influência na não convocação de Isiah Thomas para a equipe, devido a problemas entre ambos no All-Star Game de 1985 e pela rivalidade entre os Pistons e os Bulls no final dos 80 e princípio dos 90.

Jordan, Ewing e Chris Mullin são os únicos jogadores que ganharam uma medalha de ouro como amadores (1984) e também como profissionais (1992).